O Deus do Ritmo

[Este texto é a introdução do Roteiro de Oração para o Advento]

Ritmo

Assim como música é a combinação entre o som e o silêncio, o tempo precisa de ritmo. Diferenciando um momento de outro, a vida ganha sentido, se tornando cada vez mais colorida. A vida não se resume a festas e vitórias, mas também contempla momentos tranquilos e inclusive desesperadores.

A graça divina, que é pura poesia, também tem seus ritmos. O Deus revelado em Jesus Cristo não é um Deus impassível, imóvel e sem sentimentos. Mas é um Deus que está em constantemente movimento, intervindo na história a favor da criação.

Bem sintonizada com a obra divina, a igreja logo desenvolveu seus ritmos, através das estações litúrgicas. Como bem disse o Rob Bell, “o que o calendário da igreja faz é criar espaço para que Jesus nos encontre em toda a gama da experiência humana, para que Deus fale conosco através de todo o espectro, no bom e no mau, na alegria e nas lágrimas.” As rotinas da igreja são meios de reforçar o desejo pelo Reino de Deus. Elas formam a nossa espiritualidade, centrando as nossas vidas em Cristo, criando espaço para que seu Espírito nos molde e nos conectando ao Corpo de Cristo.

Como disse o Rob Bell, “Deus é o Deus do ritmo”.

Espera

O Calendário Litúrgico começa com um tempo chamado de Advento, que quer dizer “espera”. Ele tem esse nome pois se trata da preparação para a vinda de Jesus, o Natal. É um tempo de expectativa da chegada do Reino, que já está presente entre nós, mas ainda não em plenitude. O Advento nos ensina que Deus não abandonou o mundo, nossa esperança é real e algo diferente está para acontecer.

Neste guia, separamos meditações diárias para este tempo. Cada dia, exceto o domingo, dispõe oração de abertura, leitura principal para ser feita com o método da Lectio Divina (explicado abaixo), indicações de leituras adicionais, Credo Apostólico ou Pai Nosso, coleta e um momento de contemplação. Esperamos que este guia te inspire, nutra sua fé e encha seu Natal e seu cotidiano de sentido.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. (Isaías 40,3)

Clique aqui para baixar Roteiro de Oração para o Advento.

Anúncios