O que significa amar?

“Deus é amor”, dizem as sagradas escrituras. Porém, ninguém parece entender o que isso significa.

Todos os cristãos acreditam amar seu próximo. Apesar disso, a violência física e psicológica dos cristãos contra todos aqueles que eles mesmos marginalizaram, é onipresente.

O que significa amar?

Refletindo sobre essa questão, cheguei às três ideias abaixo. Apesar de não descreverem totalmente o ato de amar (o que seria impossível), são pistas para redescobrir essa palavra.

1. O amor escuta

O amor não impõe ao outro sua vontade. Quando se faz isso, nega-se o outro. E é impossível amar negando a alteridade. O amor escuta, dá espaço e voz ao outro.

2. O amor quer a felicidade do outro, sem impor condições

Como disse o Dalai Lama, todos os seres buscam a felicidade. Além disso, todos os seres se enxergam como boas pessoas e todos os seres acham que estão certos.

Quando se escuta o outro e valoriza-o em sua alteridade, busca-se sua felicidade. Sem querer que o outro seja igual a si.

3. O amor aceita o amor do outro, do jeito que ele é

Muitas vezes nos frustramos com outras pessoas, achamos que elas não nos agradam ou não nos amam. Porém, elas nos amam de um jeito diferente, na sua própria maneira.

Se nos abrirmos, em escuta ao outro e buscarmos sua felicidade, aprenderemos a enxergar os gestos de amor do outro e os valorizaremos, mesmo que nós não expressemos nosso amor da mesma forma.

Anúncios